sexta-feira, 18 de abril de 2014

APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO

Introdução
O seminário é instrumento pedagógico que tem como objetivo, permitir a um ou mais expositores, transmitirem informações para um público leigo, sobre um determinado assunto investigado. Para que o público tire proveito das informações, faz-se necessário que o(s) expositor(es) faça(m) uso, com eficácia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais. Por isso, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa, transmitir, com eficácia, as informações, deve ser garantido.
A utilização do seminário de forma organizada e estruturada não só contribui para a aprendizagem do público, mas também para a aprendizagem daquele(s) que o apresenta(m), uma vez que deve(m) pesquisar o tema abordado nas mais diversas fontes de informações, assim como deve(m); elaborar um esquema orientador da fala e, por fim, saber utilizar os recursos materiais para a apresentação.

Objetivos
Aprender a transmitir com eficácia as informações pesquisadas;
Aprender a utilizar a lógica e a organicidade para construir o texto formal;
Aprender a utilizar a lógica e a capacidade de síntese para elaborar um esquema orientador da fala;
Aprender a utilizar os recursos tecnológicos para este tipo de apresentação.

Uso de Recursos
Cartaz/banner utilizando desde cartolina até materiais mais modernos;
Giz e lousa;
Transparência e retroprojetor;
Sínteses e fotocópias para o público;
TV/Vídeo cassete e fita de vídeo;
TV/Aparelho de DVD e DVD;
Projetor Multimídia/Microcomputador/Power
Point e arquivo de apresentação (.pps, .htm/html, outros tipos);
Projetor de slides tradicional;
Filmadora;
Outros tipos.

Pré-Seminário
O Seminário deve ser preparado em Grupo.
Este aspecto é muito importante porque todos os alunos devem ter domínio dos conteúdos a serem apresentados, e isso somente será possível, se todos os alunos participarem de todas as etapas que envolvem a preparação do Seminário.

A elaboração do material que será apresentado deve pautar-se pela qualidade. Isso significa que o grupo deve utilizar gráficos, tabelas, esquemas, gravuras, mapas etc.;
A forma de apresentação é importante. Para isso, deve-se observar:
O tamanho da fonte é importante. Nunca usar tamanho de fonte pequena. No mínimo, utilizar o tamanho 20;
A fonte escolhida também é importante. Os padrões mais usados são: Arial, Verdana ou Tahoma;
Identificar o título ou subtítulo do conteúdo do slide/transparência; Mencionar as fontes e autores utilizados.
Conhecer as tecnologias educacionais que serão utilizadas: retroprojetor, projetor multimídia, vídeos, etc.

Apresentação do Seminário
A apresentação do Seminário é muito importante, uma vez que o Grupo tem a responsabilidade de passar aos presentes o conteúdo que ficou sob sua responsabilidade. Os presentes não sabem nada (ou sabem pouco) sobre aquele tema, por isso, é importante observar:

Saber posicionar-se frente ao público.
Observar: Direção do olhar;
Tom de voz;
Falar para todos os ouvintes;
Não ficar de costas para os ouvintes;
Não andar na frente dos recursos educacionais que estiverem sendo utilizados.
Não utilizar termos como: –Tipo assim...

Para "mim" fazer – Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer
vem de encontro – vem ao encontro
bater de frente com – debater/discutir
vem traçar – pretende estabelecer
não é aquelas coisas – não atende a um padrão de qualidade adequado
bastante garra – profissionalismo
A nível de – no nível de / em nível de

Roteiro de Apresentação
Deve-se abrir o seminário apresentando o grupo e o tema que o grupo vai abordar;
Em seguida, deve-se apresentar os objetivos do tema específico no qual o grupo trabalhou;
Após as apresentações iniciais, o grupo deve introduzir o tema e delimitar o assunto dentro do tema. Ex.:
 O assunto de minha exposição será
Abordarei nesta exposição alguns aspectos sobre..

Desenvolver o tema, isso significa que o grupo deve apresentar em uma seqüência lógica o tema, ou seja, as informações devem ser organizadas de forma coerente e numa progressão lógica;
Finalização da apresentação, o grupo deve concluir o tema, ou seja, é necessário que haja um fechamento, das idéias ali expostas. Ex.: Em resumo...
Para concluir...
Consideramos ao final que...
Abrir ao público a possibilidade de formularem questões, tirarem dúvidas etc., com o objetivo de desencadear uma discussão ou reflexão entre os participantes.
NOTA: Sempre mencionar o(s) autor(es) e as fontes citada(s).

Profa. Cláudia M. do Valle





Nenhum comentário:

Postar um comentário